FOTOJORNALISTA
Jornalismo como arte
A fotografia é uma forma de arte genuína. Joka Madruga entende e demonstra isso em seu amplo portfólio como fotojornalista. A fotografia é a maneira ideal de capturar momentos e torná-los mágicos. Joka Madruga é apaixonado em criar mundos por meio de sua fotografia.
Ele almeja mostrar a vida de uma maneira única e criar imagens permanentes de pessoas e lugares de forma valiosa e criativa. A qualidade mais importante de uma fotografia, assim como em toda arte, é despertar emoção.
Iniciou sua jornada na fotografia ainda jovem e começou sua carreira profissional como fotojornalista em 2001. A partir daí, Joka Madruga desenvolveu rapidamente uma carreira à altura de alguns dos melhores fotojornalistas do mercado.
Esteve na Venezuela cobrindo as eleições e na Guatemala documentando a realidade e a perseguição aos sindicalistas. No Brasil, já fotografou em todas as regiões, com destaque para os projetos documentais “Águas Para Vida”, ainda em desenvolvimento no Pará, Rondônia e Mato Grosso; “Lama que Mata”, em Mariana-MG e Brumadinho-MG; e “Santos Brasileiros”, que é desenvolvido em diversas cidades do país.
Cobre política, esportes, especialmente futebol, e religião. Também ministra curso sobre fotografia básica com câmeras profissionais e outro sobre fotografia com celular.
Já teve fotos publicadas nas capas dos principais jornais e sites, como: Brasil de Fato, Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Jornal do Brasil, O Tempo, Correio Brasiliense, Zero Hora, Jornal Extra, G1, GE.com, UOL, Terra, El País, Yahoo!, Bem Paraná, entre outros.
